TradicionaMente


Exposição com inauguração marcada para as 16horas do dia 13 de Abril de 2019. Patente até 4 de Abril de 2019.

sexta-feira, 5 de abril de 2019

6. BUMBA MEU BOI

Óleo s/tela/ 50x40 cm
3.400,00€


"Bumba-Meu-Boi-Bumbá"

Entre as tantas manifestações  manifestações da lenda do Bumba-meu-boi, realizadas em todo o Brasil, uma se passa em uma fazenda às margens do Rio São Francisco. Catirina, esposa do fiel empregado do fazendeiro, revela estar grávida e com desejo de comer a língua do boi mais vistoso e querido do patrão. O marido, desgostoso, mata o boi, distribui a carne para a vizinhança e oferece o requintado prato "lingua" à sua amada. O patrão entra em depressão ao perceber que o seu adorado boi sumiu. Os índios são chamados e conseguem, com sucesso, ressuscitar o boi à base de rezas e clamores. Grávida chora de remorso, marido pede perdão e todos festejam o bumba-meu-boi com a música:"O meu boi morreu/ O que será de mim / Manda buscar outro, sinhá, lá no Parintins (ou Piauí)". Fonte: registo na mente da artista.

Sem comentários:

Enviar um comentário

CONSTÂNCIA NÉRY TradicionalMente